sexta-feira, 14 de maio de 2010

Programa:


Programa:

31 de Maio de 2010 – Segunda feira


8:00 – 8:45 – Chegada / inscrições.

8:45 – 9:00 – Sessão de abertura.


9:00 – 10:15
CONFERÊNCIA 1:
Auditório G 1

O PROFESSOR DE LEITURA: DO TEXTO AO HIPERTEXTO.

PROFESSORA DOUTORA MYRIAM BRITO CORRÊA NUNES (UFRJ)



10:15 - 10:30 – Coffee-break



10:35 – 11:55
Sessão 1 – LIVRO DIDÁTICO - Auditório E 1

Debatedor: Prof. Dr. Rogério Tílio (UFRJ)



1. LEITURA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - Ivo da Costa do Rosário (UFF/UFRJ)

2. PASSAPORTE DE EMBARQUE - Terezinha Fatima Martins Franco Brito (UNIGRANRIO)

3. A REPRESENTAÇÃO MULTIMODAL DE ATORES SOCIAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ALUNO - Adriana Baptista de Souza (UERJ)

4. AS IMAGENS DISCURSIVAS DO PROFESSOR E DO ENSINO DE ELE NOS MANUAIS ELEITOS PELO MEC - Raabe Oliveira (UERJ)



Sessão 2 - TRABALHO - Auditório E 2


Debatedora: Profa. Dra. Paula Szundy (UFRJ)


1. Construções e representações identitárias em um fragmento de relato de uma agente de saúde do Instituto Vila Rosário - Cinara Monteiro Cortez (PUC-Rio)

2. “POR QUE QUERO SER ENGENHEIRO?” – A HERANÇA SOCIAL E EXPECTATIVAS COMO INFLUÊNCIAS NA ESCOLHA DE UMA CARREIRA EM TEXTOS ESCRITOS. - William Soares dos Santos

3. O(S) SENTIDO(S) DO TRABALHO EM ENTREVISTAS DE PESQUISA COM AUTOEMPREGADOS - Aline Maria Cantanhêde Pereira (PUC-RIO)

4. LINGUAGEM E ATIVIDADE DE TRABALHO EM TURISMO: UM ESTUDO DISCURSIVO - Erica de Cassia Blatt da Silva (CEFET/RJ)




Sessão 3- IDENTIDADE DE GÊNERO/DISCURSO LITERÁRIO - Auditório E 3


Debatedor: Prof. Dr.Roberto Rocha (UFRJ)


1. O PREFÁCIO COMO MEIO DE VISIBILIDADE ÀS MULHERES NA LITERATURA DOS SÉCULOS XVII E XVIII NA ITÁLIA - Raquel Dotta Corrêa ( UFSC)

2. A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA OFÉLIA SHAKESPEARIANA EM UMA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA - Leonardo Berenger Alves Carneiro (UFRJ / UNESA)

3. SHAKESPEARE NO CINEMA: (RE)CONFIGURAÇÃO DAS FIGURAS FEMININAS DEMONÍACAS EM MACBETH - Élvio Pereira Cotrim de Freitas (UFRJ)


4.  De donzela a devassa: Identidade sexual, poder e guerra na leitura Shakespeariana de Joana D’arc– Deize Mara Ferreira Fonseca (UFRJ)



Sessão 4 – POSIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS - Sala F 210


Debatedora: Profa. Dra. Liliana Bastos (PUC-Rio)


1. TWAIN- LIÇÕES PRÁTICAS DE LINGUÍSTICA: LÍNGUA, LINGUAGEM E IDENTIDADE - Hanna Betina Götz (UFSC)

2. O QUE DIZEM AS PESQUISAS DE CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS COM FOCO NA ESCOLA PÚBLICA? : UM MAPEAMENTO INICIAL - Fernando Silvério de Lima (UFV)

3. LINGÜÍSTICA APLICADA: INTER OU TRANSDISCIPLINAR? ALGUMAS REFLEXÕES - Georgina dos Santos Amazonas Mandarino (UNB)

4. TRANSPONDO FRONTEIRAS COM A LINGUÍSTICA APLICADA - Antonio Fernando de Souza (UFRJ)


12:00 – 13:00
Sessão 5 – INTERTEXTUALIDADE/ INTERDISCURSIVIDADE - Auditório E 1


Debatedor: Prof. Dr.Roberto Rocha (UFRJ)


1. LEITURAS DE “A CARTOMANTE”: DA PROSA AOS QUADRINHOS - Ana Beatriz Simões da Matta (UERJ/SME) / Bruna de Sá Damiana Mottinha (UERJ)

2. A TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS PARA O CINEMA SOB A ÓTICA DO DIALOGISMO INTERTEXTUAL - Marcel Alvaro de Amorim (UFRJ)

3. REFERÊNCIAS MITOLÓGICAS EM SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO: UMA ANÁLISE PÓS-MODERNA DE WILLIAM SHAKESPEARE E WALCYR CARRASCO - Camille Gonçalves Vilela dos Santos (UFRJ)



Sessão 6 – LETRAMENTOS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS - Auditório E 2


Debatedora: Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ)


1. LETRAMENTOS DIGITAIS E AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAL HIPERMÍDIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ATRAVÉS DOS ESPAÇOS SOCIAIS DA WEB 2.0 - Fabiano Santos Saito (UFJF) / Patrícia Nora de Souza (UFJF)

2. CONSTRUINDO “OUTRAS EXPERIÊNCIAS DE SI” EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO COMPUTACIONAL NA AULA DE INGLÊS – Ana Paula Loureiro ( Colégio Pedro II)

3. BLOG: UMA RELEITURA DOS DIÁRIOS PESSOAIS COMO ESPAÇO DE INTERCÂMBIO ENTRE DOCENTES - Andrea Galvão de Carvalho (UERJ)



Sessão 7 – DISCURSOS MIDIÁTICOS - Auditório E 1


Debatedora: Profa. Dra. Lúcia Maria Alves Ferreira (UNIRIO)



1. “Sex and  the City” ou  sexo e o Rio: A construção discursiva do gênero feminino – Marina Maia Silva Pinto (UFRJ)

2. O DESAFIO ÉTICO DO FAZER JORNALÍSTICO HOJE: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVO-DIALÓGICA - Anderson Salvaterra Magalhães (UNESA)

3. NOVELAS E ORKUT: NOVAS PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO E HIBRIDIZAÇÃO - Vitor Santos de Oliveira (UFRJ)



ALMOÇO - 13:00 – 14:00



Mesa Redonda - 14:15 – 16:00

Auditório G 1


Práticas de leitura na contemporaneidade

O passado presente da literatura: Teoria do texto, história cultural da leitura.
Professora Doutora Luciana Villas Bôas (UFRJ).

O processo de tradução e a subjetividade do tradutor.

Professora Doutora Márcia Atalla Pietroluongo (UFRJ)

Ulisses, de James Joyce, como livro.

Professor Doutor Fábio Durão (UNICAMP)


1º de Junho de 2010


8:00 – 9:00 – Chegada / inscrição


9:00 – 10:20
Sessão 8 – IDENTIDADES DE GÊNERO/SEXUALIDADE - Auditório E 1


Debatedora : Profa. Dra. Branca Falabella Fabrício (UFRJ)


1. “Narrativa e identidade – a experiência da violência na fala de jovens moradoras de comunidades de baixa renda.” - Anne de Araujo Correia da Silva (PUC-Rio)

2. CONVERSAS VIRTUAIS SOBRE TEXTOS MIDIÁTICOS ACERCA DE MATERNIDADE: POSSIBILIDADES DE REDESCRIÇÃO IDENTITÁRIA DE GÊNERO FEMININO? - Lúcia Gomes Pinheiro (UFRJ/CMRJ)

3. As novas fases da lua: uma análise da construção do gênero feminino na revista e no sítio New Moon Girls .  - Raquel Souza de Oliveira (UFRJ)

4. O PROCESSO INTERACIONAL DE IMPOSIÇÃO DE E RESISTÊNCIA A CATEGORIAS IDENTITÁRIAS: ESSENCIALIZANDO GÊNERO EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DE TRANSEXUAIS - Rodrigo Borba (UFRJ)



Sessão 9 – EDUCAÇÃO / POLÍTICA LINGUÍSTICA - Auditório E 2


Debatedora: Profa. Dra. Ana Elizabeth Balocco (UERJ)


1. A PERSPECTIVA DISCENTE DO FRAME AULA - Fernanda Raquel Oliveira Lima (UFJF)

2. A INSTALAÇÃO HISTÓRICA DOS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E O PROCESSO DE ATRIBUIÇÕES DE SENTIDO AO DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL - Maria Cristina Komatz Domitrovic (UNICAMP)

3. AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO PORTUGUÊS E A CONSTRUÇÃO DA LUSOFONIA - Diego Barbosa da Silva (UERJ)

4. RELATOS DISCENTES SOBRE O CENÁRIO ESCOLAR: DELINEANDO UMA CONCEPÇÃO - Flávia Cristina Bernardo (UFJF) / Amanda Cristina Testa Siqueira (UFJF)/ Patrícia Rafaela Otoni Ribeiro (UFJF)



Sessão 10 – ANÁLISE LINGUÍSTICA - Auditório E 3



Debatedora: Profa. Dra. Maria das Graças Pereira (PUC-Rio)


1. “GENTE, VAMOS ABAIXAR O TOM UM POUQUINHO”: UMA TERCEIRA PARTE COMPROMETIDA COM A INSTITUIÇÃO VARA DE FAMÍLIA INTERVINDO EM SEQUÊNCIAS DE BATE-BOCA - Roberto Perobelli de Oliveira (UFJF)

2. O USO DE ADVÉRBIOS MODALIZADORES NO PORTUGUÊS BRASILEIRO - Adriana Couto Ramos (UFMG)

3. A CATEGORIZAÇÃO SEMÂNTICA DOS COMPOSTOS NOMINAIS TÉCNICOS E OS RESULTADOS TRADUTÓRIOS EM PORTUGUÊS - Paula Santos Diniz (PUC-Rio)

4. Linguística de Corpus e Linguística Sistêmico-Funcional: aplicações teórico-metodológicas na análise de narrativas de experiência pessoal –  Márcia  de Assis Ferreira (PUC-Rio)



Sessão 11 – LEITURA, ENSINO, GÊNEROS DISCURSIVOS - Sala F 210


Debatedora: Profa. Dra. Kátia Tavares (UFRJ)


1. Ensinando com gêneros textuais: uma aplicação - Débora Amaral da Costa (UFF)

2.A influência da dimensão sócio-cultural do gênero Contos de fada no ensino de leitura em inglês (LE): sequências prototípicas do narrar - Caroline Costa Pereira (UFJF)

3. O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO: POR UMA INTERVENÇÃO HÍBRIDA E DESESTABILIZADORA - Luciana Maria da Silva Figueiredo (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fundação Oswaldo Cruz)

4. A COMPREENSÃO LEITORA E MONITORAMENTO DE PROCEDIMENTOS LEITORESATRAVÉS DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS - Bruna Renova Varela Leite (UERJ) / Joyce Azeredo de Souza (UERJ) / Kisye Cristina Silva de Paula (UERJ)



10:20 – 10:35 – Coffee break



10:40 – 12:00
CONFERÊNCIA 2 - Auditório G 1
LETRAMENTOS E OS TEXTOS CONTEMPORÂNEOS

PROFESSORA DOUTORA ROXANE ROJO (UNICAMP)



ALMOÇO - 12:00 – 13:00






13:15 – 14:35
Sessão 12 – PERFORMANCES - Auditório E 1


Debatedor: Prof. Dr. Paulo Gago (UFJF)

1. “VALEU A PENA FICAR REPROVADO!”: PERFORMANCES NARRATIVAS SOBRE O FRACASSO E A RESPONSABILIDADE NO CEFET/RJ - Talita de Oliveira (CEFET/RJ – PUC-Rio)

2. “Entonces, me voy a entrar en clase”: performances identitárias de professor em seleção - Fabio Sampaio de Almeida (CEFET/RJ UFRJ)

3. A PERFORMANCE NARRATIVA DE UMA PESSOA COM AFASIA NA CONSTRUÇÃO DO SOFRIMENTO - Lívia Miranda de Oliveira (PUC-Rio)

4. GLOBALIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE E A CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS LOCAIS COMO REINVENÇÃO DO MUNDO - Fábio Wolf (PUC-SP)



Sessão 13 – LEITURA E ENSINO/APRENDIZAGEM - Auditório E 2



Debatedora: Profa. Dra. Myriam Brito Corrêa Nunes (UFRJ)

1. A VISÃO DE LEITURA COMO SISTEMA COMPLEXO - Claudio de Paiva Franco (Colégio Pedro II)

2. Estratégias Étnicas de Aprendizagem dos Waimiri Atroari no Espaço da sala de Aula de Português como L2 (segunda língua) - Eneida Alice Gonzaga dos Santos (UFAM)

3. DISCURSO FUNDADOR E POLÍTICAS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO: COLÉGIO PEDRO II - Cláudia Estevam Costa- (Colégio Pedro II / UFRJ)

4. O HUMOR CONVERSACIONAL E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA - Karin Rangel Terra (SEE-RJ)



Sessão 14 – IDENTIDADES SOCIAIS/LETRAMENTOS - Auditório E 3


Debatedora: Profa. Dra. Roxane Rojo (UNICAMP)



1. FUI UMA ADOSLESCENTE QUE NÃO TINHA ESTÍMULO EM ME ARRUMAR. EU SÓ ESTUDAVA! SÓ ESTUDAVA! - Rogéria Costa de Paula (UNICAMP)

2. NOVOS OLHARES: PRODUÇÃO FÍLMICA E ESCRITA DE ESTUDANTES SURDOS, ATRAVÉS DA LEITURA E RELEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E DE OUTRAS LINGUAGENS - Maria Lúcia Martins da Cunha (Instituto Nacional de Educação de Surdos)

3. A FIGURA DO ADOLESCENTE EM GATURRO: HOMOGENEIZAÇÃO DA CULTURA OU PLURALIDADE CULTURAL? - Valdiney da Costa Lobo (UFF - SME/Duque de Caxias - SEEDUC/ RJ

4. ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS - Alessandra Gomes da Silva (Instituto Nacional de Educação de Surdos)



Sessão 15 – ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - Sala  F 210



Debatedora: Profa. Dra. Christine Nicollaides (UFRJ)



1. EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM DESAFIO POSSÍVEL?!- Márcia Aparecida Tinoco Pereira Caetano (UFRJ)

2. O APRENDIZADO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA 5ª SÉRIE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO E O CONHECIMENTO PRÉVIO DO APRENDIZ EM LÍNGUA MATERNA - Pérola Cunha (UNEB) e Maria da Conceição Lima de Santana (UNEB)

3. “DIFICULDADES SEMPRE PODEM SER SUPERADAS, MESMO EM INGLÊS!”A PERCEPÇÃO DA PRÁTICA DE APRESENTAÇÕES ORAIS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM. - Mariza Leiria Dias Doutoranda, (PUC – Rio)

4. “[TEACHER], DO YOU LIKE LEARNING ENGLISH?”: A RELEITURA DA AUTONOMIA DO APRENDIZ E A CO-CONSTRUÇÃO INTERACIONAL DAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO - Andréa Houara Lordello Lima (PUC-Rio)


14:40 – 16:00

Sessão 16 – SEXUALIDADES - 

Debatedora: Profa. Dra. Branca Falabella Fabrício (UFRJ)


1. MANGÁS E ANIMÊS NA SALA DE AULA: HIBRIDIZANDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR PARA INAUGURAR SENTIDOS NÃO-ESSENCIALIZADOS SOBRE AS SEXUALIDADES - Luciana Lins Rocha (UFRJ)

2. PROVOCANDO DESEJO EM ANÚNCIOS PESSOAIS ELETRÔNICOS: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RETÓRICOS E DOS INSTRUMENTOS DE VALORAÇÃO UTILIZADOS POR GAYS E HETEROSSEXUAIS - Daniel de Augustinis Silva (UFRJ)

3. HOMOSSEXUALIDADE EM QUESTÃO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE DE SI - Leandro da Silva Gomes Cristóvão (CEFET-RJ)

4. “SE EU GOSTO DE HOMEM EU GOSTO DE HOMEM”: ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO DE UM JOVEM EM NARRATIVAS SOBRE RELACIONAMENTOS GAYS - Tiago Pellim (UFRJ)



Sessão 17 – LETRAMENTOS DIGITAIS E IDENTIDADES - Auditório E 2

Debatedora: Profa. Dra. Marlene Soares dos Santos (UFRJ)



1. OLHANDO PARA A BOLHA INVISÍVEL: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO PESSOAL DOS BRASILEIROS - Elisa Figueira de Souza Corrêa (PUC-Rio)

2. CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DA SEXUALIDADE FEMININA NO CIBERESPAÇO - Victor Brandão Schultz (UFRJ)

3. CONVERSA ENTRE ADOLESCENTES NO MSN: UMA PRÁTICA DE ESCRITA COLABORATIVA? - Petrilson Alan Pinheiro (UFMS)

4. OS EFEITOS DOS LETRAMENTOS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS SUJEITOS SOCIAIS DENTRO E FORA DA INTERNET - Thayse Figueira Guimarães (UFRJ)



Sessão 18 – REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE - Auditório E 3

Debatedora: Profa. Dra. Christine Nicollaides (UFRJ)



1. A COMPLEXIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM AULAS PARTICULARES - Maria Eugenia Witzler D’Esposito (PUC-SP)

2. METÁFORAS DO CONHECIMENTO NOS DISCURSOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL - Ricardo Luiz Teixeira de Almeida (UFF)

3. O ASSISTIR A AULAS E O ASSISTIR A AULAS DE INGLÊS NA VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PRÉ-SERVIÇO.- Rogério da Costa Neves (UERJ/Colégio Pedro II/ PUC-SP )

4. Implicações de relações interpessoais e o desenvolvimento profissional - Adriana de C. Kuerten Dellagnelo (UFSC)



Sessão 19 – DISCURSOS SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR - Sala F 210

Debatedor: Prof. Dr. Rogério Tílio (UFRJ)


1.Trabalho do Professor de Espanhol: que sentidos surgem a partir da Reforma da Licenciatura em Letras -UERJ/2006? - Giselle da Motta Gil (UERJ)

2. O ENSINO DE LE NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOB O ENFOQUE ENUNCIATIVO - Maria Cecília Bevilaqua (Colégio Pedro II)

3. (PR)ESCREVENDO O CONCEITO DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL NO PPP DO IL/UERJ - Alice Moraes Rego de Souza (UERJ)

4. CRENÇAS, IDENTIDADES E MOTIVAÇÕES DE PROFESSORES PRE-SERVIÇO E SUAS INTERRELAÇÕES: AS VOZES DA EXPERIÊNCIA EM NARRATIVAS -Glauber Heitor Sampaio (UFV)


Observação: Cada apresentador vai dispor de quinze (15) minutos para exposição mais cinco(5) minutos para perguntas/debates.





Um comentário:

  1. Enaltecer a qualidade dos trabalhos apresentados e o quanto nos enriqueceram ficaria longe de expressar o que foi o X Seminário Salínguas.Por isso, vou me reportar ao que há de mais precioso no Salínguas, o que o torna um centro de reconhecida excelência: o seu material humano. Logo na abertura fomos brindados com a brilhante palestra da mui querida Professora Myriam, merecidamente homenageada, o que já me levou à lágrimas. Que fique registrado a forma generosa com que todos os professores, acadêmicos renomados, compartilhavam as suas experiências.
    Agora, narro uma experiência pessoal que, me parece, ilustra muito bem o que foi esse evento: eu e minha esposa estivemos no COLE do ano passado. Ao falarmos com um dos pesquisadores do centro de estudos linguísticos da Unicamp que éramos do Rio de Janeiro, seus olhos brilharam e logo nos perguntou se conhecíamos o Prof. Moita Lopes, que era a principal fonte de seus estudos. Ora, aquele depoimento sincero de um pesquisador, já bolsista de um dos mais reconhecidos centros de referência nos estudos linguísticos atenta para o que é o Seminário Salínguas. Um pesquisador de renome mundial, que desperta admiração profunda e sincera em pesquisadores de centros de pesquisas, reconhecidos por sua excelência, cuidou pessoalmente, quase que com o dom da ubiquidade, de cada detalhe do evento, e sua mítica figura nos recebeu de forma tão calorosa que nos sentimos mimados de tão bem acolhidos. O emu amigo da Unicamp terá que acreditar em minhas pobres palavras, pois, de tão emocionado, não consegui pedir para tirar uma foto ao lado do professor. Fiquei sem o registro material, mas sim com o muito mais valioso registro sentimental. Obrigado!

    ResponderExcluir